domingo, 31 de maio de 2009

Bavaroise de ananás

Quando o calor chega ( e ontem ele apertou com força!) o que apetece comer são coisas o mais frescas possíveis, e esta sobremesa torna-se bem apetecível. É uma receita francesa, mas que eu adaptei ao meu gosto. Originalmente era de morangos, mas como o ananás é mais fresco decidi transformá-la. Fiz outras adaptações que tornam a elaboração mais simples. Vou deixá-la exactamente como eu faço.



Ingredientes:

5 dl de leite
200+125 g de açúcar
6 gemas (quem tiver a sorte de ter ovos caseiros, fica mais bonita, eu usei metade/metade)
6 folhas de gelatina
4 dl de natas
250 g de ananás (pode ser de lata, eu usei a lata toda e deixei 3 rodelas para decorar)
1 vagem de baunilha

Preparação:

Ponha as folhas de gelatina de molho em água fria.
Bata as gemas com os 200g de açúcar até formar bolhas.
Ferva o leite com a vagem de baunilha e junte-o ao preparado ( eu retiro a vagem, passo-a por água fria para tirar os resíduos do leite, seco-a e volto a colocá-la na embalagem bem acondicionada. É um produto caro, por isso convém reutilizá-lo. Também se pode ferver o leite só com um pedaço e guardar o resto para outras vezes. Cada vagem custa quase 5 euros.).
Leve a cozer em banho-maria até aderir à colher de pau. Esta fase é importante, assim que começar a engrossar ligeiramente, deve-se retirar do lume, senão começa a talhar.
Retire do calor e junte as folhas de gelatina previamente enxutas com um pano.
Mexa o preparado até as folhas se dissolverem.
Passe-o por um coador.
Deixe arrefecer sem solidificar.
Bata as natas com o restante açúcar (um truque para as natas subirem mais depressa é colocá-las antes de bater no congelador para elas ficarem bem frias, este segredo foi-me facultado pela minha irmã do meio. :) )
Junte às natas o ananás partido aos pedaços.
Junte este creme ao preparado anterior e misture bem.
Ponha num recipiente que sirva para levar à mesa e leve ao frigorífico. Eu costumo pôr na prateleira junto à gaveta dos legumes, porque segundo dizem é a mais fresca. Deixe ficar cerca de umas 5 horas. Se tiver oportunidade de fazer no dia anterior melhor. :)
Quando já estiver sólido, decore a gosto. Eu pus as rodelas de ananás que sobraram e morangos. O que também fica bem em sobremesas são folhas de hortelã fresca, que por acaso não me lembrei de colocar. Fica para a próxima.

Bom proveito! :)

2 comentários:

isabel tiago disse...

Boa demais!!! Gostei!!!

Ana disse...

Olá Isabel! Do teu comentário fiquei com a ideia que já experimentaste a receita. Será? :)