segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sonhos

O meu sonho mais antigo é ter uma quintinha. No sonho original essa quintinha serviria para albergar todos os animais abandonados que encontrasse, já que num apartamento isso não era possível, e partia-se-me o coração de cada vez que vinha um bicho na rua.

Com o tempo esse sonho foi evoluindo e a quintinha não serviria só para albergar os animais, mas também para cultivar os meus alimentos de uma forma natural, sem pesticidas nem adubos que prejudicassem o ambiente e fizessem mal à saúde. Essa quinta integrou mais tarde um bosque de todas as árvores que fazem parte da mata portuguesa. Teria carvalhos, azevinhos, cedros...

Esse sonho agora, inclui também a localização da quinta numa terra pequena, onde toda a gente se conhece. Onde o senhor do talho, da frutaria, etc, têm o cuidado de servir muito bem os clientes, onde as pessoas se cumprimentam olhos nos olhos quando passam na rua, que param para conversar e perguntar como vai o pai a mãe o filho, onde o sentido de comunidade é tão grande que as pessoas trabalham, sem ganhar nada em troca, para o bem da sua terra. As festas são feitas pelos habitantes, os homens tratam de grelhar as carnes e as mulheres da restante comida, das decorações... Onde as pessoas se juntam para ajudar aquela outra que está a passar dificuldades. Uma terra onde as crianças são educadas em conjunto pela comunidade, onde têm a possibilidade de jogar à bola lá no campo do clube da terra, onde podem andar de bicicleta nos montes cheios de vegetação e fazer pic-nics com a família. Toda a gente se ajuda nas sementeiras, nas colheitas e as mulheres juntam-se para fazer as compotas e conservas...

Este sonho não é incompativel com o trabalhar fora de casa, simplesmente haveria tempo, porque esta vida simples passada com a família e com os amigos, seria a prioridade, e não o ganhar dinheiro e mais dinheiro.


O sonho da quintinha é um sonho antigo, mas que está tanto mais perto quanto a vida na cidade mais me incomoda. Aliás, talvez até esteja muito perto. Veremos. :)

6 comentários:

Fay van Gelder disse...

A nossa vida é feita de sonhos, uns possiveis outros não, a vida é mesmo assim.
Não percas nunca é a capacidade de Sonhar :)

Bjo

Ana disse...

Já dizia o poeta que "o sonho comanda a vida". E, de facto, se não sonharmos, nada realizamos. O sonho leva-nos à luta e à construção. Obrigada pela visita. :)

Luís Costa (Flávio Monte) disse...

Em boa hora regressaste, minha querida amiga. Abri uma excepção na minha "abstinência", para te vir abraçar! Espero que estejas bem!

Ana disse...

Olá Luís, bem vindo ao Tricotes. Desde que regressei tenho sido uma visita assídua no teu. Mantém-me informada de como se encontram as coisas. :)Estou bem e ansiosa por voltar, mas para outro lado. :)Tu entendes.

isabel tiago disse...

Esperemos que esse sonho se concretize!!!

Ana disse...

Olá Isabel! O sonho da quintinha é "fácil" de concretizar, o da terra idealizada nem tanto, acho eu. Mas quem sabe pode ser que tenha sorte. :)