quinta-feira, 4 de junho de 2009

Ginjinha

Hoje fiz ginjinha.

A minha paixão pelos produtos tradicionais vai aumentando na mesma proporção que as saudades deles. O meu pai costumava fazer e eu adorava.
No fim-de-semana passado na Feira Romana passei por uma barraquinha que vendia e pensei que quando fosse embora passaria por lá a comprar uma garrafa. Entretanto, decidi que eu própria faria a minha ginjinha.
Fui ao meu livro de cozinha tradicional portuguesa e encontrei a receita.

Ingredientes:

- 1Kg de ginja (eu comprei cerejas na frutaria habitual, umas durinhas e de um vermelho mais claro, o senhor garantiu-me que aquelas eram boas para o efeito)
- 1 L de aguardente (a que usei ainda era do meu pai, mas o senhor da frutaria arranjou-me 1,5 L em alguém conhecido dele, fica para o ano)
- 500 g de açúcar pilé (suponho que este açúcar é um que há no mercado quase em pó, mas eu usei açúcar amarelo porque achei que como é mais aromático, daria um sabor mais licoroso à bebida)
- 1 pau de canela (na receita não diz, mas achei que devia ficar bem, eu gosto muito de canela)


Preparação:

Retire os pés às ginjas (o chá de pés de cereja é bom para a retenção de líquidos, faz o mesmo efeito que o chá verde, e não é tão estimulante, portanto, é de aproveitar os pés, secá-los e, quando precisar, fazer chá), lave-as e introduza-as num frasco de boca larga (comprei o meu no continente. É de vidro grosso, fecha hermeticamente e nem foi muito caro, acho que não chegou a 4 euros) com o açúcar.
Regue com a aguardente.
Junte a canela.
Tape o recipiente e sacuda-o todos os dias até o açúcar se dissolver.
Sirva passado 1 ano.

5 comentários:

Ana disse...

Hoje o açúcar estava totalmente dissolvido. As ginjas flutuavam à superfície, contrariamente ao início que estavam no fundo, e já começam a ter uma cor mais para o bege, que é a cor que me lembro das do meu pai. O líquido está mais espesso e avermelhado. Arrumei o frasco para cima de um armário na cozinha e vou-me "esquecer" dele até ao próximo ano. :)

Tereclopes disse...

É melhor ficar escondido, porque assim não tens a tentação de provar, porque provar hoje, provar amanhã... e a ginjinha ao fim de um ano já não existe...
Beij.

Ana disse...

Olá Terec! Costumo ser muito disciplinada nessas coisas, mas não vá o diabo tecê-las... O frasco esta em cima do armário, para lhe chegar tenho que me pôr em cima de um banco, depois em cima do balcão, é difícil... :)

isabel tiago disse...

Gostei da receita. Usa-se o pau de canela!!!Já provava um bocadinho. É das poucas bebidas alcoólicas que bebo actualmente!!

Ana disse...

Olá Isabel! Eu já não bebo ginjinha há muitos anos. Mas tenho uma saudade particular das próprias ginjas, são tão boas. Eu oferecia-te um cálice :), mas só para o ano é que está em condições de ser bebida, segundo dizem os experts. Quanto ao pau de canela, deve ser alguém que gosta tanto de canela como eu, porque na receita não vem. :)