domingo, 16 de março de 2008

Parabéns Mãe!

Hoje é o dia de aniversário da minha mãe. Mais uma vez a minha querida família juntou-se para festejar um dia importante. Não faltou a característica boa disposição de quando nos juntámos, nem a costumeira patetice dos meus sobrinhos ;) e ainda houve uma lágrima no canto do olho da minha mãe quando viu a prenda que tínhamos preparado para ela. Infelizmente não tirei foto, porque estava a gravar o momento, mas prometo que a porei logo que possível. É um quadro com as fotografias, todas a preto e branco, da família (jovens ainda) da minha mãe, pais e irmãos, marido e cunhadas. Muito bonito!

Agora, o poema escolhido pela minha afilhada para assinalar o mês de Março, que é o mês dos aniversários da avó e da mãe, no Cancionário 2008 feito pela minha irmã mais velha e oferecido a cada uma de nós na passagem do ano. O poema foi lido hoje, com toda a pompa, pela minha afilhada e pelo meu sobrinho do meio.




MÃE

Quando a semente está escondida

e, pequenina, sem se ver,

é a mãe-terra que a sustenta e lhe dá a vida,

até a flor nascer.


Quando o coelhinho é uma bola de pêlo

a tremer com frio e com fome,

é a mãe que vai aquecê-lo

e dar-lhe do seu leite, enquanto ele não come.


Quando o pássaro quer sair do ninho

e viver e voar sozinho

e mergulhar no céu profundo,

mas não sabe o caminho

e tem medo do mal que há no Mundo,

é a mãe ave que o anima:

- Filho, não pares, mais acima!

Não tenhas medo de cair...

Filho, não pares, mais acima!

Subir, subir, subir!


Assim,

Ó Mãe, és tu para min.

Deste-me o berço e a vida.

E agora que sou mais crescida,

Tu fazes como faz a mãe do passarinho,

Indicas-me o caminho...

E é este o maior bem que o teu amor me deu:

Ensinar-me a voar, para alcançar o Céu!


Poema de Esther de Lemos, seleccionado do livro de leitura do 4º ano

1 comentário:

Tereclopes disse...

Que lindo, adorei. Parabéns à tua mãe e à tua familia por serem tão unidos.
Beijinhos para ti.