sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

O meu azevinho


Adoro azevinhos, para mim são arbustos quase mágicos.
Associo-o a coisas boas, talvez por me fazer lembrar o Natal que é uma época de família, de amizade e de bons sentimentos.
Sempre quis ter um, mas não é frequente encontrá-los, talvez por ser necessária uma licença especial para os vender (esta foi uma informação dada por um técnico da "Gamm Vert"), já que é uma espécie em vias de extinção.

Há umas semanas atrás, na semana em que iniciaram as obras cá em casa, comprei um na "Maxmat", já com as bolinhas, mas ainda verdes. Dia a dia fui observando com muito orgulho a mudança de cor das bolinhas e fui-me apaixonando cada vez mais por ele.

Na semana passada, porém, sofri uma grande desilusão quando o técnico que referi acima me falou em azevinhos machos e fêmeas. E só nessa altura soube que os azevinhos fêmeas dão bolinhas mas que os machos não. Mas para as fêmeas darem as bolinhas tem de haver um macho por perto.
Ora, eu vivo num quinto andar quase no centro de Braga e, por isso, não acredito que haja por aí algum. :(
Comprei na "Gamm Vert" outro azevinho, que espero que seja macho uma vez que não tem bolinhas; trouxe também um ramo de casa da minha mãe que também nunca deu bolinhas, e, se bem me conheço, a partir de agora sempre que vir um azevinho que não tenha bolinhas é quase certo que o vou comprar. Com um bocado de sorte, um dia destes ainda vendo azevinhos no Tricotes Blogshop! :D

4 comentários:

Anónimo disse...

As fêmeas dão bolinhas?
Não deveria ser ao contrário? :-)
Beijinho

Tereclopes disse...

Onde vi azevinhos lindos, no seu habitat natural foi na Mata Nacional do Gerês, eram enormes e lindos.
Se conseguires reproduzi-los aí no teu terraço eu compro-te um vais ver.Tenta e boa sorte. Sabes, as plantas tal como as pessoas precisam de amor e atenção e isso não lhes vai faltar aí concerteza.
Beijocas

CrisB disse...

Tricotes, vais ver que o azevinho vai crescer e ficar muito bonito.
Espero que tenhas um Feliz Natal, repleto paz, amor, alegria e saúde, e de tudo mais que desejares.
Bjs
Cris

Bruxinha Arteira disse...

as femeas são como mães a perpertuarem a especie, com suas "bolinhas" sementes.
Que lindo isso, não sabia que essa especie tem macho e femea.

SEu blog é cultura, descobri ao acaso, e estou voltando os posts, vera muitos comentarios meus.......rsrsrsrs

beijos