terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Saturday night forró

Embora com alguns dias de atraso (já falhei uma das resoluções para o novo ano), não posso deixar de referir o jantar de sábado à noite cá em casa. Aliás, o primeiro depois das obras e o primeiro de 2008. Posso dizer que foi um sucesso! Primeiro, os convidados foram os melhores que podia ter ;) e a partir daí, tudo é acessório. Claro que houve alguns "senãos" como, por exemplo, o chouriço que tinha cebola e que originou muitas queixas por parte da pessoa mais graduada no jantar (foram amigos da capoeira), o que não é de estranhar porque ranhosa de tudo! :D O atraso no jantar também originou muitas queixas. Se não me engano começamos a jantar por volta das 11, mas como eu tinha marcado para as 10, só foi uma hora de atraso. O problema é que certas pessoas (eheheheh) não estão atentas quando se lhes indica a hora e aprecem mais de uma hora mais cedo!!!! ;)
O jantar começou com o mais português dos pratos, Bacalhau. Neste caso, foi uma especialidade do Minho, Bacalhau com Broa. Foi acompanhado por vinho branco maduro, do Alentejo. Segundo os convidados estava bom, mas como houve um ou outro que não se pronunciou, desconfio que teriam preferido um prego no prato! :D
Para sobremesa fiz um Bolo Brigadeiro (acabei de me aperceber que tudo o que fiz começa com B), mas que teve concorrência das sobremesas que o G. trouxe, duas, devo dizer. Estaria ele com medo de passar fome?! :)
Por fim, um cafezinho nas minhas novas chávenas que foram prenda de Natal. (Aliás, o café foi antes da sobremesa, porque estava toda a gente tão cheia do bacalhau que preferimos esperar)

Depois de muita conversa, troca de ideias e opiniões, decidiu-se fazer umas caipirinhas. Daí a começar a dançar foi um "ai". Ainda estivemos na dúvida se havíamos de sair para dançar, ou se dançávamos mesmo aqui, mas acabamos por ficar.
O casal mais apaixonado do jantar, gentilmente, ensinou o resto dos convivas a dançar forró. Com mais ou menos dificuldades ficámos todos a saber dançar razoavelmente. Não sei quantas horas ficámos a dançar, mas sei que quando me deitei eram quase 6:30 da manhã. É verdade que ainda fiquei na conversa com a M. que passou cá a noite, mas quando os convidados saíram já era realmente tarde. Foi uma noite fantástica! Claro está que será para repetir muitas vezes.

Algumas fotos tiradas com a máquina nova da M. :)

Desconfio que terá sido um dos que preferia prego no prato! :D

Apesar de parecer, não, não é o casal mais apaixonado do jantar!


Reparem na voltinha!!!!! LOOOOOOOOLLLLLLLLLLL

Quando há maquinas por perto temos de ter cuidado, esta é uma foto comprometedora! :P

E ainda houve tempo para fotos artísticas:

E, só pus esta, porque não tive coragem para pôr a obra de arte que obtiveram quando fotografaram o meu nariz. Por favor!!! É possível?!


BACALHAU COM BROA:
4 pessoas

Ingredientes:

2 lombos grandes de bacalhau demolhado
1 kg de miolo de broa
azeite q.b.
2 colheres de sopa de banha
vinho branco q.b.
1 cebola
louro
2 dentes de alho
1 colher de sobremesa de colorau
sal e pimenta

Preparação:

Colocam-se os lombos de bacalhau numa assadeira. Junta-se vinho, azeite, louro e pimenta.
Leva-se a forno quente e deixa-se tostar.
Numa tigela faz-se uma pasta com vinho, o miolo de broa esmigalhado, a banha, os alhos picados, o colorau e azeite.
Tempera-se com sal e pimenta e barram-se, com esta pasta, os lombos de bacalhau.
Colocam-se de novo no forno até ganhar cor.


BOLO BRIGADEIRO:

Ingredientes:
5 ovos
4 colheres de sopa de chocolate em pó
1 chávena de água
2 chávenas e 1/2 de farinha de trigo com fermento
1/2 chávena de óleo
2 chávenas de açúcar

Recheio:
1 lata de leite condensado
5 colheres de sopa bem cheias de chocolate em pó
1 chávena e 1/2 de leite
2 colheres de sopa de manteiga
chocolate granulado para a decoração

Preparação:

Bolo: Misture o chocolate com a água e leve ao lume até ferver. Reserve. Bata as claras em castelo e reserve. Bata muito bem as gemas com o açúcar, junte o óleo e bata mais um pouco. Acrescente o chocolate quente e misture bem, adicione a farinha pouco a pouco batendo. Junte as claras em castelo, envolvendo bem sem bater. Ponha a massa numa forma bem untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve a cozer em forno médio (180º, só com a resistência de baixo, no caso de ser eléctrico) cerca de 80 min.

Recheio: Misture bem todos os ingredientes e leve ao lume mexendo sempre até engrossar.

Depois do bolo cozido e ainda quente, pique todo o bolo com um garfo e deite o recheio por cima. Também pode abrir o bolo ao meio e recheá-lo e depois cobri-lo com o restante recheio.
Decore o bolo com chocolate granulado.

2 comentários:

Tereclopes disse...

Bela festa,vou experimentar o bacalhau, deve ser muito bom.
Beij.

Anónimo disse...

Sim, ja estava a estranhar a falta do post :P o jantar foi mesmo bom, até pq ja nao estava com voces ha mto tempo.. Foi mto bom o convivio, e achei engraçado o facto de teres colocado aqui as receitas.. :D Foi uma boa ideia.. Estava tudo tao bom, que nao tivesse eu almoçado as 5 da tarde desse dia, tinha comido o dobro de tudo.. Fiquei com pena de ainda haver comida na mesa e eu ja nao ter espaço pra mais (por norma, eu acabo com tudo =P) xD eheheh
Bem, beijinhos Chaveirinho :D Obrigada mais uma vez, e sim, por mim, será pa repetir concerteza :D *