terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Interrogações...

Tenho tido muitas ao longo da minha vida. Aliás, é talvez a coisa mais constante da minha vida.

Eu fui o tipo de adolescente que se interrogava como é que estava neste mundo, qual era o sentido da minha vida, quem era eu, etc, etc...

Mas, com os anos, as interrogações começaram a ser outras.

Toda a gente já deve ter percebido como as convenções sociais nos pressionam. E, se tiverem uma idade próxima da minha, com o mesmo estilo de vida que o meu, então sentem de certeza essas pressões.

Tenho 37 anos, sou solteira, e não tenho a certeza de que quero filhos. Que tal isto para contrariar todas as convenções sociais?

Nunca tive o sonho do casamento em vestido branco com a família e amigos presentes para festejar comigo. Nunca tive o sonho de ter muitos filhos e construir uma família. (Sempre tive o sonho de ser feliz. :) )

Mas, com amigas que tiveram filhos, outras que estão grávidas, outras a casar, é óbvio que me questiono, e quase cedo à tentação de me pressionar também, para casar, para ter filhos, etc, apesar de não me conseguir visualizar nesse papel. Pelo menos, não agora.

A única coisa que eu quero, que é a mesma que sempre quis, é ser feliz, fazer coisas que me dão felicidade, e acima de tudo estar muito bem comigo. E, por incrível que pareça, só agora é que comecei a pôr-me em primeiro lugar, a deixar de lado tudo o que os outros esperam de mim, a deixar de fazer as coisas a pensar nos outros, no fundo, a cuidar de mim.

Agora, só penso em mim e naquilo que me traz felicidade. E não, esta não é uma atitude de egoísmo. Porque, como toda a gente sabe, se nós estivermos felizes, vamos ser melhores para os outros e vamos estar melhor com eles.

Então, deixei de me pressionar. É verdade, tenho 37 anos, sou solteira e não sei se quero filhos. Mas sei que adoro a minha família, o meu trabalho, os meus amigos, os meus hobbies, a minha casa, e, claro, os meus gatos. :)

Sendo assim, porquê estar preocupada com todas as convenções sociais se sou de facto uma pessoa feliz?

2 comentários:

Anónimo disse...

Ía te dizer precisamente o que tu concluiste.. :) assim sendo, pouco me resta pra dizer. Mas vou reforçar a ideia, se é feliz, entao o resto pouco importa :D Keep on going ;)

Tereclopes disse...

Eu sou casada tenho 54 anos, tenho 3 filhos e 2 netas e sou uma pessoa feliz. Sempre pensei ter filhos e se os não tivesse tinha desgosto, gostei de casar com vestido , festa de familia etc.
Mas tenho plena consciência que este modo de vida pode não ser benéfico para toda a gente, aliás os meus filhos já têm idéias muito diferentes.
Se te sentes feliz assim qual é o problema? na minha opinião pelo que tenho observado nos teus posts,tens uma vida muito prenchida e dás muito valor às pequenas coisas que realmente dão a felicidade.Estás de bem contigo estás de bem com os outros, e isso é que importa, casada, solteira ou lá o que fôr.
Sê feliz como gostas e o resto que se "lixe".
Beijinhos