segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Dia de Acção dos Blogs de 2007

Bloggers Unite - Blog Action Day

O meu objectivo hoje era escrever sobre o Gato Fedorento e sobre o programa de ontem, que eu achei verdadeiramente inteligente e espectacular!! :D

Mas, no meu tour diário pelos meus blogs favoritos, encontrei no Ervilha Cor de Rosa a informação que hoje é o Dia de Acção dos Blogs, e que o tema é o Meio Ambiente.

Obviamente que é um assunto que me preocupa e que está presente no meu pensamento. No meu dia a dia tenho cuidados que são conhecidos (ou pelo menos, deveriam ser) por toda a gente, para dar o meu contributo para um melhor ambiente. Mas, nunca me debrucei a sério sobre o tema, nem nunca pensei em nenhum assunto em particular.

Ao ser confrontada com o desafio de escrever alguma coisa sobre o assunto, o que me ocorreu foram atitudes que as pessoas continuam a ter com a maior das naturalidades, apesar de estar escrita por todo lado a necessidade de preservarmos o ambiente e as consequências que podemos sofrer se nos mantivermos neste rumo.

Vou dar exemplos que concerteza os leitores do blog já tiveram ocasião de presenciar, como o lixo que é atirado pela janela de carros em andamento (eu já vi até um pacote de leite achocolatado); lixo deitado para o chão (pessoas que depois de comerem ou beberem atiram com os guardanapos ou latas de refrigerante para o chão); lixo que ainda não é separado; os carros com aquele fumo preto que nos intoxicam quando metem uma mudança mais baixa; os medicamentos deitados ao lixo em vez de entregues na farmácia; o desperdício de água; árvores e árvores deitadas abaixo para construirem casas novas quando há tantas casas já construídas que podem ser re-habilitadas... E podia estar aqui o resto do dia a enumerar coisas que vemos com tanta frequência, que nos perguntamos se aquelas pessoas vivem no mesmo planeta que nós.

Mas, falando de algo que me está mais próximo e com que lido todos os dias, os nossos alunos (não falo de professores ou funcionários, porque não me apetece, e não porque não há o que dizer deles :D ). Nas escolas há imensas actividades relacionadas com o tema e é discutido em quase todas as disciplinas, mas apesar disso a quantidade de lixo espalhado pela escola é inacreditável, o desperdício é incalculável e a falta de respeito pelos espaços verdes inimaginável. Para impedir que os alunos continuem com este tipo de comportamento tem de haver fiscalização, e têm de sofrer as consequências dos seus actos.

Ora, isto pode ser transposto para a sociedade em geral. Uma vez que com de tanta informação sobre o que acontecerá se não houver uma mudança, não conseguimos criar consciência nas pessoas, a única maneira de impedir a continuação destas atitudes é haver uma fiscalização adequada e a aplicação de pesadas multas.
A meu ver, só assim as pessoas vão começar a mostrar um pouco mais de respeito pelo nosso planeta, não só pelo medo das multas, mas também porque, ao verem que há alguém que controla esse tipo de acções, percebem que as coisas estão mesmo más .

P.S.: É óbvio que quando digo as pessoas, alunos, etc, estou a falar de uma maneira geral, e que claro que há excepções (poucas, mas há). :D


E, apesar deste tema merecer mais e melhor reflexão do que aquela aqui feita, espero que o post contribua pelo menos para recordar que não podemos deixar para mais tarde a preocupação, porque as consequências de anos e anos de atitudes impensadas já estão a acontecer.




Sem comentários: