quarta-feira, 14 de maio de 2008

Eu Posso! Eu Quero! E Eu Mando!

Num mundo que se quer democrático, o "posso, quero e mando" impera.

Seja em poderes grandes, em poderes pequenos, ou mesmo nos poderes pequenininhos. Se estivermos atentos, nem é preciso estarmos muiiiiito atentos, basta assim assim, vemos que muitas pessoas que se pretendem líderes têm este tique.

Imaginem um líder eleito para determinado cargo... ora se foi eleito, é porque o que pregava estava em conformidade com o que o povo que o elegeu queria. Mas se a partir de uma determinada altura, por alguma razão, o líder faz alguma coisa que não está em conformidade com a vontade de quem o elegeu, é óbvio que tal será assinalado, por mais nenhuma razão a não ser preservar o bem-estar.
O problema é que líderes com tiques de ditadores (esta expressão é gira e está na moda) depressa se esquecem que estão ali porque o elegeram e entendem que aquele lugar é seu e, por isso, podem fazer o que bem lhes apetece e ninguém, mesmo ninguém pode apontar-lhes o dedo! Quem o fizer torna-se de imediato num alvo a abater! E aqui os líderes começam a espernear e a perder a noção do que podem ou não fazer e institui-se o "posso, quero e mando"!

O líder perdeu o rumo!

Que aconteceu? Onde ficou o objectivo primeiro de trabalhar para o bem de todos? Alguma vez aquele líder teve, de facto, o sonho de trabalhar para fazer feliz o seu povo, ou foi o seu umbigo que o conduziu até ali?

Outra questão é: aquele líder acredita realmente que com esse tipo de atitude consegue manter o cargo? Então, a história não serve de nada? Tantas vezes se viram líderes a serem depostos...


Aiiiiiiiiiiiiiiiiiii :(
...com tantas questões fiquei confusa e esqueci-me do objectivo deste post... :P

Vou deixar passar algum tempo e quando tiver a cabeça arrumada talvez volte ao tema num outro post.

1 comentário:

Anónimo disse...

És tão bonita assim!!!
E um fico tão feliz quando vejo professores(as) de pé!!! É que a maioria já anda vergada! Com todo o respeito,queres vir dançar comigo a "valsinha" do Chico Buarque"?