quarta-feira, 21 de novembro de 2007

O crime (às vezes) compensa

Há uns meses atrás fui a uma conhecida grande superfície com a intenção de comprar violetas e begónias, porque gosto imenso das suas flores. Quando lá cheguei, para além dos preços serem exorbitantes, as plantas estavam em muito mau estado. Já me vinha embora desiludida, quando de repente uma ideia me assaltou o espírito. Tanto as begónias como as violetas reproduzem-se muito facilmente através das folhas e, então, pensei: "e se cortasse umas folhas? Meu Deus! Isso é crime! Mas, estas plantas estão tão estragadas que vão acabar por morrer, e se eu as conseguisse reproduzir através de uma folha até era uma boa acção." Com este argumento, ficou logo ali decidido que eu iria levar umas folhas daquelas plantas. Porém, da ideia à pratica a distância é grande e eu não conseguia resolver-me a fazê-lo. Dei voltas e mais voltas às bancadas das plantas, até que chegou uma altura em que pensei ou o fazes, ou vais-te embora. Eu já estava em pulgas, e queria mesmo fazê-lo, só me faltava a coragem para estender a mão e cortar. Decidi fazê-lo, e comecei, cortei uma, duas, três ... seis folhinhas de plantas diferentes. Depois do serviço feito era a altura de meter as folhas no meu saco, mas de cada vez que o tentava fazer, achava que me estavam a ver através das câmaras e que quando chegasse à caixa me iam mandar abrir o saco. Que vergonha! Mas eu queria aquelas folhinhas!
Fui com as folhas na mão até à caixa, e só aí me consegui resolver a metê-las no saco. Paguei as restantes compras que tinha feito, e estava sempre à espera que um segurança me mandasse parar. Mas não! Consegui os meus intentos!
Cheguei a casa e pus as folhas em água. Algumas semanas depois, as folhas já tinham raiz e meti-as então em terra, uma em cada vaso, passado mais algumas semanas começaram a aparecer as primeiras folhinhas.
Agora, estão assim:


Uma das folhas secou, era uma begónia, mas todas as outras pegaram e estão saudáveis. :) Para me redimir deste meu pecado, na próxima Primavera, vou cortar umas folhas destas e fazer novos vasos, e oferecer a quem quiser!

1 comentário:

Tereclopes disse...

Olá,
Pois fica sabendo, que na minha terra sempre se disse, que, para as plantas pegarem bem teriam que ser roubadas. E pelos vistos tu és testemunha disso.Não te sintas mal porque eu já fiz o mesmo. As plantinhas em certos sítios estão à venda em condições péssimas,ninguém as compra e acabam por ir para o lixo.
Beijocas