terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Arroz de Feijão

Talvez este não seja o título de um post que a maioria das pessoas espera. Mas este arroz em particular ficou tão bom, que não posso deixar de o referir aqui!
O acima citado arroz fez parte do meu almoço de hoje, acompanhado por rissóis que me foram oferecidos por uma tia que cozinha muito muito bem. Não é a primeira vez que faço este arroz, mas da forma como fiz hoje, foi a primeira vez. O feijão que costumo usar ou é de frasco, ou então previamente cozido em grandes quantidades e congelado em várias porções. Mas hoje não. Ontem ao decidir o que ia fazer para o almoço de hoje, resolvi pôr de molho feijão manteiga, com a intenção de o cozer separadamente e depois adicioná-lo ao arroz quando este estivesse pronto. Mas, felizmente, tive a ideia de fazer o estrugido e cozer o feijão no mesmo tacho, ou seja, no fundo cozer o arroz na água do feijão. Não sei como não me lembrei disso antes... Isto provavelmente não é novidade nenhuma para a maioria das pessoas, mas juntar esta ideia com a receita que costumo usar, de certeza que a maioria das pessoas não conhece, mas vai apreciar. Cá vai a receita do meu arroz de hoje:

Arroz de Feijão:



Ingredientes:

1 cebola
1 dente de alho
azeite
pimentão doce
noz moscada
louro
arroz CAROLINO
feijão manteiga demolhado de véspera
sal

Preparação:

Picar a cebola e o alho para um tacho, juntar o azeite e deixar refogar até a cebola ficar alourada. Juntar água previamente fervida, deixar levantar fervura e juntar o feijão. Temperar com sal, noz moscada, pimentão doce e o louro. Deixar cozer no mínimo meia hora. Corrigir a quantidade de água e o tempero, se necessário, e juntar o arroz. Deixar cozer tapado e em lume brando.



Nota: este tipo de arroz (molhado) fica sempre melhor com arroz carolino.

3 comentários:

Tereclopes disse...

Nem esperava pelo jantar, já comia...

Anónimo disse...

toca a actualizar isto Maezinha :D

isabel tiago disse...

Gostei desta sugestão. Por acaso ó dos poucos arrozes que não aprecio mas se for malandrinho e muito bem temperado até gosto. Também costumo aromatizar com aipo ou alho francês.