domingo, 17 de fevereiro de 2008

Magnólias e Mimosas

Passei este fim de semana entre Vila Nova de Cerveira e Amarante. Como é costume, quando tenho oportunidade de visitar outros locais, passo o tempo à "cata" de coisas bonitas. :) Claro está, que este fim de semana não foi excepção. Na última vez que fui a Cerveira, dei-me conta da quantidade de magnólias que por lá havia, mas na altura ainda estavam em botão. Ontem, mal lá cheguei a primeira coisa que fiz foi dirigir-me para o parque de estacionamento da câmara de máquina fotográfica em riste, à procura das magnólias em flor. Como sempre, Cerveira não me desiludiu:



Esta magnólia está à frente da entrada da Câmara, aliás são duas brancas.

Esta pertence a uma casa muito bonita, mesmo no centro da vila, mas que está bastante degradada.

Depois de ter dado gosto ao dedo, lá fui eu para uma das minhas coisas favoritas, à feira. :) Desde atoalhados ao quilo, tapetes para a casa de banho, e amores perfeitos ( e ainda uma camisa-túnica, à qual não consegui resistir, apesar de ter prometido a mim mesma que só ia comprar coisas para a casa), as compras foram variadas. Voltei para o carro carregada e satisfeita. Porei as fotos das aquisições noutro post, porque ainda não tirei fotos e agora para além de não estar com muita vontade, aos amores-perfeitos têm de ser tiradas de dia para mostrar como são verdadeiramente lindos. :)
O lanche foi no "Vila d'Artes" na companhia do "aluno graduado" Bailarino :D, com o qual tive o privilégio de treinar em seguida. Um treino com movimentos a roçar a Capoeira Angola, na companhia de capoeiristas com muito boa energia. É verdade! A harmonia impera naquela turma. Gosto verdadeiramente de lá treinar! De facto, Cerveira só tem vantagens!
O jantar foi ainda em Cerveira, de novo na companhia do "aluno graduado" Bailarino ;). Foi um jantar rápido, porque tive medo que o "aluno graduado" adormecesse à mesa, pois por várias vezes fui obrigada a quase ver o estômago do "aluno graduado", dado o tamanho dos bocejos (ainda lhe perguntei se a culpa era minha e se se devia ao facto da minha companhia ser aborrecida, ele assegurou-me que não, e eu fiquei muito mais sossegada). O regresso foi feito já a horas tardias.

Hoje fui para Amarante. Nesta altura, enquanto ando de carro, delicio-me com as mimosas que este ano, na minha opinião, estão especialmente bonitas. Quando cheguei a Amarante já tinha decidido que ia trazer algumas para pôr em jarras. Correndo o risco de ser repetitiva, já que de cada vez que coloco um post sobre Amarante digo o mesmo, assim que cheguei a casa da minha mãe fiz a ronda ao jardim. Fiquei um bocado invejosa, porque apesar de as magnólias dela estarem atrasadas em relação aos outros anos, estão bem mais adiantadas que as minhas. :P
Depois de almoço, tive uma tarde de verdadeiro contacto com a natureza. Em cada Inverno, digo que no Verão seguinte vou para o meio do monte apanhar pinhas, porque é a melhor coisa para acender a lareira, sem recorrer a acendalhas. Antes de ir a minha mãe tinha-me avisado para ir preparada porque tinha visto no monte perto de lá de casa muitas pinhas e que de tarde íamos apanhar. Claro que fiquei toda contente! Mas eu não estava preparada para o que ia ver. Quando ela se referiu a muitas pinhas eu não tinha noção de que ela se referia a mesmo muitas pinhas. É verdade, o chão estava coberto delas. Aliás, o chão estava coberto de pinhas e de lenha miúda que para mim vale como ouro porque é muito mais fácil acender a lareira. A sério, eu acho que nós (os que vivemos na cidade) consumimos determinadas coisas por ignorância. A quantidade de lenha que lá há é inacreditável. E, ao apanharmos aquela lenha é uma boa acção que fazemos, porque ajudamos a limpar os montes, o que é uma mais valia para a época dos incêndios. Eu já decidi que na próxima vez que lá vá, volto ao monte à lenha. :)
Depois das pinhas e da lenha, foi a vez das mimosas. Que lindas que estão! Cortei várias para trazer para casa, a minha mãe ainda me arrancou uns pés para eu meter em vasos, e tirei muitas, muitas fotos.




Todas estas fotos têm o Marão por trás. Acho-as a todas tão bonitas, que não consegui escolher uma só para cá pôr. Decidi pô-las todas. :P

Mesmo antes de me vir embora ainda houve tempo para tirar umas fotos ao rio Tâmega. :)





Estas árvores estão numa das margens do rio, e eu achei-as tão invernais que decidi tirar-lhes umas fotos. Mas mais uma vez não consegui decidi qual havia de pôr:



Curiosidades:


A opinião de um dos meus gatos sobre o meu sofá novo: :)

6 comentários:

Anónimo disse...

Deliciei-me com a foto do teu gato :) E olha, prometo que dia 1 vou a cerveira e vamos as duas á feira ;D Gostei do post.. Fim de semana de fazer inveja :D ** beijnhos Maezinhaaaa

Tereclopes disse...

Que fim de semana tão cheio de coisas bonitas. Em Abrantes também existem muitas Magnólias, são lindas... Também gosto muito das mimosas são muito alegres.
Quanto ao teu gato, já está a marcar território são muito espertos ...
Ah! que bela colecção de fotos gostei muito.
Beij.

Paula Pereira disse...

Olá, também já fui passear para essa zona e adorei.
Beijos

Paula

Beth disse...

Adorei seus gatos e adorei o blog! Fotos lindas! Principalmente porque são da terra do meu pai, que eu conheci tão pouco!
Bjinhos

isabel tiago disse...

Não são necessários comentários. O gesto é tudo...

isabel tiago disse...

Vila Nova de Cerveira e o Rio Minho no seu percurso. Do lado de lá Espanha. Também conheci há uns anos e encontrei na nossa margem muitas pessoas a contemplarem o Rio, a lerem, a dormir, crianças de um infantário a mergulharem os pés na água com as professoras ao lado, em cima dos seixos da margem. Cenas idílicas.