terça-feira, 28 de agosto de 2007

Então, e os pára-raios?

No Correio do Minho deparei-me com esta notícia: "S. Vicente: raio provoca incêndio em habitação".
E isto tem-me andado às voltas na cabeça. Um raio no centro de Braga?? E então os pára-raios??

Quando eu era miúda, e havia trovoada, a minha mãe desligava os electrodomésticos todos, fechava as persianas e levava-me para um canto da casa, longe de qualquer fonte de electricidade, e, às escuras, rezávamos à Santa Bárbara. :) (Bons velhos tempos!)
Mas, eu morava numa aldeia, e lá não havia pára-raios. Só, mais tarde, quando construiram uma "cabine" para distribuir electricidade lá na aldeia é que foi posto um pára-raios.

Desde que vim viver para Braga nunca mais rezei à Santa Bárbara. Sempre que havia trovoada eu, que herdei o medo da minha mãe pela trovoada (sou uma medricas. medo do vento, medo das trovoadas, e, deve haver por aí mais algumas coisas das quais eu tenho medo), pensava: "Braga é uma cidade, deve ter pára-raios a torto e a direito". Mas agora, sou confrontada com esta realidade! S. Vicente é já ali, deve ser a freguesia mais próxima da minha, e, então, onde param os pára-raios?

Será que vou ter de voltar a rezar à Santa Bárbara, a desligar a TV e o computador e fechar as persianas em dias de trovoada?

Se houver por aí alguém que saiba onde há um pára-raios na freguesia da Sé, por favor informe-me, para eu poder manter a dignidade enquanto trabalho nos dias de trovoada! :)

7 comentários:

Delfim Peixoto disse...

Existe na Igreja de S. João do Souto, na Sé, governo Civil, Esquadra atrás do Hospital, Igreja de Maximinos, Estação, Edifício Eiffel, Igreja do Pópulo...
ufffffff mas há mais

Ana disse...

Obrigada, Delfim. :) Acho que acabamos de fazer verdadeiro serviço público! Vai haver muito mais gente tranquila depois desta informação! Pelo menos os, sei lá, seis (contando comigo) leitores do blog. :D

Anónimo disse...

Que post mais sem sentido! Os pára - raios só se colocam em prédio acima de 10, 12 andares. Todos os centros de cidades têm pára-raios!! Deves saber também, que esta cidade tem muitas casas velhas? Ou não sabes? Portanto....

Anónimo disse...

Que comentário desinteressante ainda por cima sob a capa de anónimo (tipico!). O problema dos raios não são as casas velhas, são as mentes anónimas que precisam de levar com um grande raio!

Ana disse...

:D

Anónimo disse...

Boa, Cris!
Nunca ninguém disse tanta coisa certa em tão curto espaço. :-)Mas vamos analisar isto melhor. Francamente! Não saber que os para-raios se colocam em prédios acima de 10, 12 andares!? Francamente! Não saber que todos os centros das cidades têm para-raios!? Fiquei de boca aberta com tamanha ignorância. Uma matéria que faz parte de todos os compêndios do 1º ao 12º ano e de aprendizagem obrigatória!? Por amor de Deus! Pessoas que não sabem estas coisas sobre para-raios não deviam poder ter bloggs. Este mundo anda todo virado do avesso. Ainda se o autor deste blogg não percebesse nada de ,sei lá, tricotes, tudo bem. Ainda escapava. Agora, para-raios. Bem, eu estou com o anónimo (sim, que eu gosto de pessoas cultas, que percebem de para-raios e outras coisa difíceis). Abaixo os autores de bloggs que não sabem o que são para-raios e onde estes se situam! Bem, agora que já enjoaram de tanto para-raios, despeço-me com amizade, parafraseando alguém que já morreu. (que deixa saudades e de certeza não percebia nada de para-raios)Fiquem bem que eu vou continuar na net a aprender sobre para-raios para ser um cidadão com futuro e respeitado se não ainda levo com um comentário como o do anónimo. Até já.

Bruxinha Arteira disse...

Ainda bem que existem pessoas como esse "anônimo" ai, pra nos fazer rir um bocadinho, imagine que sem graça a vida sem esses "sábios".

"O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; o tolo porque tem que dizer alguma coisa."

Platão